Celulares Curiosidades Dicas High Tech Tablets Tecnologia

Quando devemos recarregar as baterias de lítio?

Curso de Manutenção de Celulares

Novamente falando sobre baterias e vivendo em um mundo tão “móvel” como o atual, é indispensável para qualquer pessoa depender delas para manter todos os seus dispositivos sempre funcionando quando nos afastamos da tomada mais próxima. Embora a autonomia raramente seja aquela que se desejava, o maior problema é que as baterias vão perdendo sua capacidade com o tempo de uso. – indo mais além, ainda existem alguns mitos que contribuem para que isso aconteça de maneira mais rápida do que que o normal. Como podemos prolongar a vida útil das baterias de lítio que equipam os nossos computadores, smartphones, tablets, e outros equipamentos?

Samsung-Galaxy-Nexus-Original-Battery

Uma das piores coisas que se pode fazer com as baterias de lítio, é deixá-las descarregar por completo até o “zero” antes de serem recarregadas novamente. Uma prática que tem origens que remontam ao tempo das velhas baterias de NiCd, e que sofriam do chamado “efeito de memória viciante” em que as cargas parciais reduziam a sua capacidade e era recomendável descarregá-las completamente.

Só que as baterias atuais têm uma tecnologia completamente diferente, não sofrendo desse efeito, e sendo exatamente o oposto: as baterias de lítio gostam de cargas parciais.

chargecycles

Uma bateria de lítio que seja descarregada totalmente e em seguida seja recarregada por completo poderá suportar entre 300-500 ciclos; mas se a recarregarmos quando a mesma ainda está entre 90% ou 75% de carga, a bateria suportará entre 2000 e 4700 ciclos. Claro que recarregar uma bateria sempre que a mesma chega aos 90% também não é nada prático pra ninguém; mas para um caso de longevidade da mesma, o que nos interessa é encontrar o ponto mais eficiente de carga e ciclo. Algo que será atingido em torno dos 50% de carga, fato este que suportará entre 1200 e 1500 ciclos de utilização.

Dando um exemplo “da vida real“, imagine um smartphone cuja bateria dure dois dias, e que um usuário a recarregue apenas quando a bateria chega a 0%. Assumindo os 500 ciclos de longevidade que a mesma terá (sem contar com a perda de capacidade que irá ocorrendo ao longo do tempo), esta bateria durará algo em torno de 1000 dias, um pouco mais de 2 anos e meio.

Mas se utilizarmos a técnica de recarregá-la quando sua carga chega a 50%, será necessário a passar a recarregá-la diariamente em vez de fazermos isso a cada dois dias. Só que desta forma conseguiremos fazer que ela aguente por 1500 ciclos; ou seja… 1500 dias (mais de 4 anos). Uma melhora de 50% se comparada a opção de recarregar a bateria quando chega a 0% a cada dois dias.

Portanto, não devemos ficar preocupados ao carregar nosso smartphone ou qualquer outro dispositivo quando está na “metade” de sua carga total. 😉

[button color="#COLOR_CODE" background="#F8AE3E" size="small" src="https://abertoatedemadrugada.com/2014/05/quando-recarregar-as-baterias-de-litio.html" target="_blank" ]Via | AadM[/button]

Avalie

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.