A Origem: ASDFG vs QWERTY

Em tempos atuais, temos aparelhos que vão de Celulares, Smartphones, Desktops, Noteboks até Netbooks. Mas você nunca parou para pensar que estes aparelhos tem uma coisa em comum. É sim! Os teclados, eles seguem um modelo padrão de teclas, ou seja, são praticamente todos iguais. Independente se o aparelho apresenta teclado físico ou não. Mas aqui fica a pergunta. De onde é que vem esse padrão de teclas ?

Algum dia você já se perguntou o porquê dos teclados dos computadores têm esse padrão “ASDFG”?  Esse padrão segue uma hierarquia herdada das antigas máquinas de escrever. E as máquinas de escrever, por sua vez? De onde herdaram esses padrões?  E por quê?

A ordem das teclas foi patenteada por Christopher Sholes em 1868 e em 1873 foi vendida a uma empresa que fabricava armas de fogo a Remington que embarcava em busca de novos empreendimentos. Ali  foi visto pela primeira vez a ordens das teclas em máquinas de escrever que começaria a serem vendidas.

Nesse modelo, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas do século XIX. Ao alternar o uso das teclas, o arranjo evitava o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever. A idéia era a seguinte, enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.

Nos equipamentos modernos, insensíveis a velocidade de digitação, a eficiência desse layout é meio duvidosa, e outros padrões foram propostos, como o Dvorak,  mas nunca fizeram sucesso e nem obtiveram a mesma popularidade do famoso modelo QWERTY.

O modelo QWERTY é adotado com alterações em algumas línguas formando os teclados AZERTY e o QWERTZ, em que as letras Y e Z estão trocadas. Símbolos, diacríticos e caracteres acentuados estão em posições diferentes nas variações internacionais do QWERTY.

Curiosamente, a palavra “typewriter” (máquina de escrever, em inglês) pode ser escrita utilizando-se apenas as letras contidas na linha superior do teclado (QWERTYUIOP).

E o ASDFG ? Qual sua origem ?

Naturalmente o ASDFG, não é um padrão ele é o próprio modelo QWERTY. Onde seus caracteres ficam abaixo dos caracteres QWERTY no próprio modelo QWERTY. Sua popularidade foi formada ao longo dos anos através de exercícios de datilografia onde na maioria das vezes essa era a  primeira lição. Era um temido treino com a mão esquerda: ASDFG, ASDFG, ASDFG, por uma página inteira até pegar prática para uma dalilografia rápida.

Hoje em dia, também é muito comum vermos o ASDFG sendo usado, simplesmente para preencher espaços em algum documento incompleto ou até mesmo, pela preguiça de inserir um nome ao documento e deixá-lo com o nome de: asdfg.jpg, asdfg.doc asdfg.pdf (Esse é o mais comum).


QWERTY ou ASDFG, tanto a faz a ordem, mas todos sabemos que você já usou muito e ainda usará por muito tempo…


2 Comments

  1. Marcelo 18/02/2016
  2. Odair Victoriano 22/09/2010

Add Comment