Ultimate magazine theme for WordPress.

Aumentam as possibilidades de desenvolvimento de aplicativos no Brasil, mas há falta de profissionais

0 97

- Advertisement -

Com a popularização dos smartphones, a programação de aplicativos se tornou interesse de muitas empresas – grandes e pequenas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Canalys, juntas, a iTunesAppStore, Google Play, Windows PhoneStore e BlackBerry World atingiram 13,4 billhões de downloads no primeiro trimestre deste ano. Mesmo com o crescimento exponencial de apps, um dos maiores desafios ainda consiste na falta de profissionais competentes no mercado.

apps-money
A busca tem aumentado pela facilidade que os aplicativos apresentam para acessar informações importantes ou de interesse dos usuários de smartphones. Agora, a Internet possibilita que assuntos possam ser resolvidos facilmente através dos celulares e os apps fazem parte dessa conquista.

São alguns exemplos:, o aplicativo do Itaú facilita o processo de visualização da sua conta; o Apontador Cinema mostra quais filmes estão disponíveis e em quais cinemas da sua cidade; com o placar UOL você não precisa parar tudo para ver como está o jogo do seu time; o Climatempo lhe mantém informado sobre o clima de todo o mundo. São muitos aplicativos disponíveis para tudo o que você pensar: voos, viagens, trabalho, receitas gastronômicas…

Há também um aumento na busca pela segurança dos celulares contra malwares soltos na internet. Aqui, encontra-se o Psafe, que recebeu nota máxima em certificação de segurança móvel e usabilidade da AV-TEST em setembro deste ano e é considerado o melhor antivírus para android do país.

A redução de alíquotas de impostos decretada pela presidente Dilma Rousseff faz com que o cenário seja positivo no Brasil. A expectativa é de que as vendas de celulares modernos aumentem ainda mais. Só em 2012 houve um aumento de 78%, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

dos-and-donts1As oportunidades para os desenvolvedores são grandes, visto que muitas empresas subsidiam aplicativos para conquistar fatias maiores do mercado. Ainda: é possível criar softwares independentes e disponibilizá-los nas stores para atrair investidores ou chamar atenção do mercado. A própria publicidade está se aproveitando do cenário nacional para inovar constantemente também nesta área.

Um dos principais desafios encontrados está na falta de profissionais competentes. Este cenário pode ser encarado como oportunidade por muitos programadores interessados no desenvolvimento de aplicativos, visto que cada vez mais as empresas buscam contratar uma pessoa comprometida e conhecedora da tecnologia em tempo integral.

- Advertisement -

Leave A Reply

Your email address will not be published.