Clonezilla – Software gratuito para clonar discos

Outro dia, em conversa com um colega, falávamos sobre o certo trabalho além do tempo perdido quando havia a necessidade de formatar um PC e depois instalar todas as aplicações e drivers que tínhamos anteriormente. Dizia-me ele “…Rafael, seria ótimo se o sistema operacional que estamos instalando tivesse já todas as nossas aplicações, drivers, perfis, configurações etc…” e eu respondi, “Porque não instala tudo direitinho e no final basta criar um clone do disco para usar em uma próxima vez?”. Ele considerou a ideia fantástica e para dar continuidade a clonagem do disco indiquei-lhe o espectacular software gratuito Clonezilla.

O Clonezilla Live Testing é uma ferramenta idêntica ao famoso e pago Norton Ghost, que permite aos usuários clonarem discos e partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados. O resultado da clonagem do disco pode ser guardado em uma simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba, servidor NFS, Pendrive, HD Externo etc. O Clonezilla também pode ser executado diretamente via LiveCD ou através de um Pendrive.

Características Principais

  • Totalmente Free (Licença GPL)
  • Sistema de arquivos suportados: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, FAT, NTFS , HFS+ de Mac OS, UFS de FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e VMFS de VMWare ESX.
  • Suporte para Grub 1 e 2
  • Suporte para LVM2

Além do backup da informação, o Clonezilla permite também a restauração de forma muito simples. Este post foi apenas uma apresentação, mas prometo que futuramente criarei um tutorial, passo a passo, ensinando a como clonar o nosso disco para posteriormente restaurá-lo através da imagem de disco clonada.

Sistemas Operacionais: Windows XP / Vista / 7 [x86/x64]
Download: amd64 Clonezilla 1.2.12-7
Download: i486 Clonezilla 1.2.12-7
Site: Clonezilla

2 Comments

  1. Douglas 09/02/2012
    • Rafael Russo 10/02/2012

Add Comment