Sem programar, crie um App do seu Blog para Android

A web desde seu início, sempre foi um meio de obter e transmitir informações de um modo muito fácil e acessível para todos. Se você possui um blog ou site, seu conteúdo estará disponível 100%  do tempo para pessoas que possuem um computador. Mas nesta década as coisas serão diferentes, com milhares de aplicativos para dispositivos móveis lançados a cada dia, você deixará seu blog de fóra deste nicho que a cada dia cresce mais?

Recentemente aqui no escreveassim, criamos um aplicativo para Android, onde você tem acesso a todo o nosso conteúdo direto da palma da sua mão. Com o sucesso do mesmo, resolvemos contribuir com esta informação e a compartilhar para que todos também criem seus próprios aplicativos.
Você já imaginou que sem programar uma única linha de código, você também pode ter um aplicativo próprio e funcional do seu blog rodando no Android? É para isso que apresentamos o AppMakr!

O Appmakr é uma plataforma Web suportada por qualquer navegador e foi projetada para a criação do nosso próprio aplicativo de forma rápida e fácil sem a necessidade de executar ou saber qualquer tipo de linguagem de programação. O site do AppMakr começou com a possibilidade de desenvolver primeiramente aplicações para IPhone e posteriormente para Windows Phone 7, agora foi implementado o suporte para o desenvolvimento de aplicações para o sistema Android.

Aqui no escreveassim iremos mostrar como criar seu app somente para Android, pois não temos um IPhone e nem um WP7 (Aceitamos Doações! 😉 para criar um tutorial, mas talvez a criação de um app para Windows Phone 7 ou IPhone não seja muito diferente do modo em que criaremos o nosso para Android.

Mãos a obra!

A criação do nosso aplicativo será baseado nos RSS/Feeds de seu próprio blog, ou seja, caso seu blog ou site Atom / Feed /RSS esteja com problemas, este aplicativo não será funcional. Tenha certeza que os caminhos estão corretos dar dar inicio ao procedimento. O lado bom é que eu descobri que o https://escreveassim.com.br/feed não estava funcional e por isso consegui resolver o problema quando fui criar o aplicativo.

Para darmos início a nossa criação, é necessário criar um login no site AppMakr, que por sinal é feito de forma muito rápida. Após o cadastro no site e login feito, clique no botão “Create New App“.


Basta escolher para qual sistema móvel será seu aplicativo. No nosso caso como criaremos uma aplicação nativa para Android, escolha “Android” e clique em “Choose This“.

Imagens do Aplicativo

Será mostrada uma nova tela onde a primeira aba de nome “Art” . Ali deveremos escolher qual será o nome do nosso aplicativo, seu ícone e posteriormente a tela de Splash que será a tela de carregamento do app.

O tamanho das imagens são de extrema importância e deverão estar no formato .PNG com uma qualidade considerável. Utilize seu editor de imagens preferido e crie suas imagens de acordo com os tamanhos (em pixel) descritos abaixo. Após a criação, faça o upload das imagens e visualize em tempo real através do “app simulator” o celular virtual do lado direito de como está ficando seu app.

  • Tamanho da Imagem para o ícone do Aplicativo:  512×512
  • Tamanho da Imagem de Splash de Carregamento: 640×960


Menu e Conteúdo

Aqui é a parte mais interessante, pois nesta zona você insere o conteúdo Atom/RSS Feed do seu Blog. Lembre-se de inserir os endereços corretos.
Pode-se escolher os ícones que o site disponibiliza ou faça upload dos seus próprios ícones no padrão 60×60 em PNG. No final, clique no botão Save e salve seu app.

  • Tamanho dos ícones do Menu: 60×60

Cabeçalho e Customização

Clicando na aba “Customize”, teremos as opções para personalizar a cor do conteúdo dos títulos e as descrições. Há a opção para inserir a imagem do cabeçalho, onde irá melhorar significativamente a aparência de sua aplicação e aumentar a visibilidade de sua marca ou blog. Crie uma imagem para o cabeçalho de 640×88 em formato PNG e faça o Upload.

  • Tamanho do banner para o cabeçalho: 640×88

Informações sobre seu Aplicativo

É claro que todo o bom aplicativo deve conter informações exibindo qual é a finalidade do mesmo e seu descritivo para ser identificado entre os usuários. Acesse a aba “App Info” e descreva as informações que você necessita que estejam em seu app e depois clique em Save.

Monetização

Sim, também há a possibilidade que monetizar o seu aplicativo para Android, em que você possar usufruir monetariamente do mesmo. Mas como aqui meu intuito é apenas mostrar como criar o aplicativo, vou pular esta parte. Futuramente criarei um outro tutorial explicando direitinho maiores detalhes sobre este tópico de monetização e como inserir seu App ao Market do Android (Google) para que possa ser descoberto e pesquisado por todo o mundo. Então aguarde! 😉


Publicação do seu App

Agora chegou a hora de saber como ficará seu aplicativo em um celular de verdade com Android. Acesse a aba “Publish” e será mostrado na cor verde, um índice de qualidade do seu aplicativo. Não se assuste se o mesmo for muito baixo, você poderá fazer alterações sempre que quiser mesmo depois de seu app já ter sido compilado. Para compilar seu app, clique no botão “Build App” e aguarde!

Após a compilação será mostrado um informativo do seu mais novo aplicativo, contento os números do app e sua Build. Faça o Download do seu app em formato próprio para Android, ou seja, a extensão de seu app será .APK (ex: escreveassim.apk).

Para testá-lo, salve o arquivo “.APK” no SD card do seu Android e com um “Explorador de Arquivos” tipo o Astro File Manager, vá ao local e instale normalmente como um aplicativo qualquer. Você se surpreenderá com o Resultado!

Resumindo…

O AppMakr é um serviço que realmente me deixou impressionado. Com ele podemos criar em instantes nossos aplicativos para WP7, IPhone e Android de uma maneira extremamente rápida. Seu único problema é o fato do site ser totalmente em inglês, o que pode frustar algumas pessoas. Fora isso, criar os aplicativos dos nossos blogs nunca foi tão fácil e ao mesmo tempo visualizar o projeto em tempo real através do “App Simulator”. E lembre-se que aqui focamos somente na criação de um app para Android, nada que impeça você de também criar seu app para IPhone ou WP7.

Abaixo disponibilizo o download o nosso próprio aplicativo aqui do escreveassim. Faça um teste e veja como poderá ficar seu próprio app em seu celular com Android.

Se você quiser saber mais sobre o nosso aplicativo, dê uma olhadinha AQUI para saber mais. Agora deixe um comentário e diga se você gostou! escreveassim.com.br agradece! 😉

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais: Android 1.5 / 1.6 / 2.0 / 2.1 / 2.2 / 2.3
Site do Projeto Site: AppMakr
Faça o Download Aqui!
Download: App escreveassim para Android

Android


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Comentários (13)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *