Ultimate magazine theme for WordPress.

Criar logos – dicas e estratégias

0 28

- Advertisement -

Criar logo é um processo que não é intuitivo para todo mundo. Exige criar algo adaptado a uma demanda. É sobre isso que vamos falar neste post!

Acredito que você já deve ter se deparado com muitas logos de marcas que marcaram você ao longo de sua vida. Se eu falar os nomes Nike, Coca-cola ou Apple rapidamente deve ter aparecido os símbolos de um “ok”, do nome coca-cola e da maça, não estou certa?

Essa é exatamente a função da logo, criar uma identidade visual para a marca. Assim, os clientes podem de modo simplificado associar a sua marca sempre que virem a logo em uma imagem ou em produtos associados. É uma forma de se aproximar dos clientes e de se fazer sempre lembrado.

Uma boa logo além de criar uma identidade ajuda você a se destacar entre os vários concorrentes do seu nicho de mercado. Você tem que pensar em um produto de qualidade e com uma boa apresentação. Então a logo é a forma como as pessoas vão lhe reconhecer, assim como o padrão de designer e cores que a acompanha. 

1 – Criar logo – Como criar a logo para a sua empresa?

Agora que você já entendeu a importância de se ter uma boa logo, vamos saber qual o primeiro passo para criar uma logo. O famoso Briefing.

criar-logo-briefing

O briefing nada mais é do que o levantamento das informações necessárias para criar a sua logo. Para criar um bom briefing você precisa considerar uma lista de informações sobre o seu negócio e a imagem que você quer passar para o seu público.

  • Qual o seu nicho de mercado (alimentos, beleza, marketing, imóveis, turismo..)?;
  • Qual o seu público alvo (mulheres entre 18 e 50 anos, homens e mulheres que são artesões…)?;
  • Qual o ticket dos seus produtos (faixa de preço)?;
  • Quem são a concorrência e que tipo de identidades eles têm (pesquise referências da sua área)?;
  • Seu negócio já possui cores associadas? Não, quais as cores que podem ser associadas ao seu nicho de negócio?;
  • Estabelecer conceitos e ideias associadas ao seu cenário de negócio (produto, clientes, ticket).

Depois que você tiver levantado todas essas informações será possível passar para o próximo passo.

2 – Criar logo – Pesquisa de mercado

Agora é a hora de imergir nas informações coletadas na etapa anterior e respirar o que a sua empresa é, o que ela tem como missão e alinhar essas informações com as tendências de mercado para o seu tipo de negócio.

criar-logo-pesquisa-de-mercado

Você deve focar na busca por referências tanto dentro como fora do Brasil. Assim, você vai construir um banco de referências para criar a sua logo. O seu banco de ideias deve ter formas, cores, conceitos e elementos que estão relacionados ao seu universo de mercado.

Se você der uma pesquisada rápida no universo dos produtos de maquiagem, você observará que cores mais ligadas ao universo feminino como rosa, dourado e vermelho. Sobre formas podemos perceber a frequência de elementos, como boca, flor, coração ou a sigla da marca. A partir de um banco de referências é que deve-se montar a sua logo.

Criar logo não é uma tarefa simples. Depois de levantar todas essas informações e ter selecionado os elementos e as cores que vão compor o seu símbolo é necessário pensar na designer dela.

As tendências de logos seguem estéticas específicas de designer de elementos e fontes. Esse é mais um campo de pesquisa que você precisa saber para criar a sua logo. Com esse tipo de informação é que você vai poder dar forma à identidade visual da sua marca de forma eficiente. 

E o que seria criar logo de forma eficiente? Na verdade é criar um símbolo que seja facilmente reconhecido pelo público e que marque as pessoas. Aí entra um elemento essencial, a simplicidade.

Entenda que a logo vai estampar todo o material de divulgação, os produtos, os brindes promocionais, tudo. Ele vai ser o carimbo do seu negócio. E como sabemos o carimbo normalmente tende a ser algo com poucos detalhes e que se você fizer uma versão sem cores ele ainda mantêm a identidade.

Evite ideias muito complexas. Ela vai te atrapalhar muito no futuro. Vai gerar conflito na hora de elaborar os produtos quando você for incluir a logo neles. É necessário pensar nas cores da sua marca e da logo, para que ela seja sempre contrastante e facilmente visualizável. Menos é mais.

4 – Criar logo – Coloque a mão na massa

Agora que você já tem todas as ferramentas para criar logo em mãos não pense duas vezes e coloque tudo no papel. Faça vários esboços sem se importar em perfeição no primeiro momento. Faça alguns modelos e peça a opinião de outras pessoas se poder. É sempre bom ter uma segunda opinião.

 

criar-logo-coloque-a-mão-na-massa

Depois de ter o modelo no papel definido, parta para digitalizá-lo. Existe hoje muitos programas utilizados para ilustrar, como Adobe illustrator, Adobe photoshop, Inkscape e CorelDRAW. Fica a seu critério e bolso escolher a que você tem mais afinidade.

A ideia é  que a logo possa ser usada no rodapé do seu site, em banners, em cartões de visita. Todas essas possibilidades exigem que a sua logo seja legível sempre. Por mais efetiva uma logo possa parecer nesse primeiro momento, um teste de proporção e contraste é essencial para saber se ela funciona na prática.

Se você tem pressa e quer ter sua logo de forma mais agilizada, existem muitas empresas e profissionais que podem fazer isso por você. A We do Logos é uma delas. Vamos falar mais sobre como sua logo pode ser feita com qualidade e de modo diferenciado.

Criar logos de forma gameficada é a proposta da We do Logos, a primeira plataforma de concorrência criativa do Brasil. A plataforma permite que os designers se cadastrem e disputem pelas demandas dos clientes.

we do logos - concorrência criativa

A ideia é que o cliente tenha um leque de opções e obtenha uma logo muito mais próxima do seu ideal. Imagine ter 20 designers propondo logos para a sua empresa, fantástico, não concorda?

We do Logos – Pacotes e combos

A We do Logos possibilita uma gama de opções de pacotes e combos para criar logo para o seu tipo de negócio. Desde os designers mais simples como cartões de visitas a criar o site completo da sua empresa.

Imagine que ela pode atender todas as suas demandas de designer. Mascote, adesivação de carro, papelaria, rótulo, identidade visual nas redes sociais e por aí vai.

Criar logo é algo simples com a We do Logos. Agora que você já colocou as ideias no lugar é hora de criar a sua identidade visual. Que comecem os jogos!

we-do-logos-passo-a-passo

Canais de contato da We do Logos

Site – https://www.wedologos.com.br

Telefone 0800 8871 571
Central de Atendimento 3003-0528

Facebook We do logos – www.facebook.com/wedologosoficial/

Email – [email protected]

Espero que você tenha gostado de saber o passo a passo que é criar logo. 

Deixe seus comentários e sugestões aqui no blog!

Até o próximo post!

- Advertisement -

Leave A Reply

Your email address will not be published.