DART – Google Anuncia sua linguagem de programação

Para os fãs das linguagens de programação orientadas para a web, eis que a partir de agora terão mais uma que poderão gostar de considerar: o Dart do Google.
Google lançou hoje um “preview” do Dart, uma nova linguagem de programação com o intuito de ajudar os programadores de aplicativos Web além de superar as deficiências do JavaScript que o próprio Google sente de forma aguda.


A linguagem Dart é voltada para tudo, desde projetos pequenos e não estruturados para grandes esforços complicados – Gmail e Google Docs, por exemplo.

O Google também revelou o site de linguagem Dart , que inclui ferramentas de código aberto para escrever programas Dart, amostras de códigos e tutoriais, bibliotecas de software de suporte, a especificação da linguagem Dart e fóruns de discussão.


O Google diz que esta linguagem será apropriada tanto para projetos pessoais, como para projetos de grande-escala. No entanto, o mesmo está com foco nos seguintes objetivos:

  • Criar uma linguagem estruturada mas flexível para a programação web.
  • Fazer com que seja familiar e natural para os programadores, facilitando a sua aprendizagem.
  • Garantir que o Dart ofereça o máximo desempenho em todos os browsers modernos e em todo o tipo de ambientes, dos equipamentos móveis aos servidores.

Vindo de quem vem, é sempre bom ir acompanhando as novidades sobre o que vai surgindo ali… 😉


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Comment

  • Parece interessante a ideia, mas não sei no que vai dar. A Google anda atirando para todos os lados e poucas coisas dão resultado. Substituir o Javascript seria um grande esforço e que exige que a linguagem seja, não só mais poderosa, mas também fácil de aprender e usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *