Feliz Aniversário! Debian Linux completa 20 anos

Não parece mas o Debian Linux é uma das mais velhas distribuições Linux existentes no momento. O projeto teve início em 1993, por Ian Murdock seu fundador. Seu nome foi criado por uma singela homenagem do próprio Ian junto à sua esposa, Debra. E sem mais delongas, este é o mês que nosso querido Debian celebra o seu 20º aniversário!

O Debian Linux além de legal é um sistema extremamente estável, tornando-se ideal para servidores. Seu público-alvo não são os usuários novatos, mas sim os usuários mais avançados e administradores de sistemas. Por ser um S.O extremamente estável e confiável foi o inspirador para o desenvolvimento de várias outras distribuições (por exemplo, Ubuntu, Kali, etc).

O Debian é a mãe (ou pai) de uma série de distribuições Linux existentes, possuindo mais de 37.500 pacotes em seus repositórios de softwares. Seu maior e exclusivo diferencial foi ser o pioneiro na utilização dos maravilhoso apt/aptitude para instalar e atualizar softwares e aplicações com bastante facilidade.

Por ser um sistema totalmente livre e seguir uma filosofia totalmente aberta, o Debian conta com alguns métodos bem diferenciados de outras distros, por exemplo o Iceweasel que é um browser para a Internet de código aberto. O Iceweasel é idêntico ao Mozilla Firefox e para seguir a ideologia do projeto Debian, o navegador Mozilla Firefox não pode ser distribuído juntamente com a distro Debian. O motivo é que o navegador Mozilla Firefox e seu ícone da raposa são marcas registradas e  patenteadas pela Fundação Mozilla, uma vez que todo o conteúdo distribuído juntamente com o Debian deve ser totalmente livre, por isso existe o Iceweasel que na verdade é o próprio Firefox mas com outro nome e logomarca.

A singularidade do Debian se manifesta em seus fortes valores em não ser apenas um Software Livre, mas sim obter total independência de interesses comerciais sendo reverenciado por sua comunidade e voluntários que empregam o modelo de “Espírito Livre”.

O primeiro Debian que utilizei foi o Sarge e ali descobri que ele era o sistema operacional perfeito para os meus servidores na empresa em que eu trabalhava na época. Através dele aprendi muitas coisas importantes em minha vida, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Feliz aniversário Debian e continue sempre sendo a força multiplicadora para o bem do Software Livre! 😉

Add Comment