escreveassim: Livre de CO² e amigo do meio ambiente

Em meios totalmente tecnológicos e eletrônicos que fazem parte de nossas vidas diariamente ao acesso à informação, informo que recentemente eu tive uma bela surpresa ao receber um email. Na realidade a intenção do remetente era “abrir meus olhos” sobre um tema do qual eu nunca dei a devida importância. – no email o assunto era sobre o projeto Planeta Verde, uma iniciativa sem fins lucrativos em parceria com o Instituto Brasileiro de Floresta, que promove a sustentabilidade no mundo digital.

Mas foi o conteúdo no corpo do email que realmente me deixou surpreso: Você sabia que para manter um blog no ar, são produzidos em média 3,6 kg de gás carbônico por ano?

O planeta “Planeta Verde” trata-se de uma iniciativa que, junto aos internautas, pretende plantar uma árvore para cada participante que colocar o selo “Site livre de CO²” em seu blog.

Isso porque, para manter um blog em pleno funcionamento, são liberados na natureza cerca de 3,6 kg de dióxido de carbono (CO²). Segundo pesquisa realizada pelo ambientalista de Harvard, Alexander Wissner-Gross, cada blogueiro produz em média 0,02 gramas por exibição de página. Levando em consideração uma visita mensal de 15 mil acessos em média, por exemplo, a soma resulta em 3,6 kg emitidos anualmente. Esse fator dá-se pela refrigeração que mantém computadores e servidores em funcionamento, exigindo um consumo alto de energia.

O que poucos sabem é que o gás tem papel importante no reino vegetal, pois ajuda as plantas no processo de fotossíntese. Encontramo-nos também na expiração do ser humano, porém, é a queima excessiva de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, querosene e carvão mineral e vegetal, que ocasiona o efeito estufa e o aquecimento global.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), a ação visa ampliar o quadro de árvores no Brasil. Em fase de crescimento, elas demandam quantidades expressivas da substância para se desenvolver e, consequentemente, livram a atmosfera deste mal.

O principal objetivo do Planeta Verde é conservar e melhorar a qualidade da biodiversidade brasileira. Juntamente com os internautas, prevemos aumentar a quantidade de verde nas cidades e, assim, melhorar a qualidade do ar que respiramos.Quer participar do plante verde e ganhar o plantio de uma árvore em seu nome? Então faça assim como também fez o escreveassim:

  • Passo 1: Acesse o site do planeta verde.
  • Passo 2: Escreva um post no seu blog contando aos seus leitores que você faz parte desta iniciativa, convidando-os para participar também. Assim como nós estamos fazendo. A sugestão do título ou tópico pode ser algo como: Sites livres de CO².
  • Passo 3: Copie o código (html) embed disponibilizado no site do planeta Verde e cole o selo em seu blog.
  • Passo 4: Na sequência envie um e-mail com o link para [email protected] dizendo que você já postou o selo.
  • Passo 5: A equipe do Planeta Verde plantará uma árvore para cada internauta que participar.
  • Passo 6: Seja bem bem vindo! Com sua árvore plantada o mundo irá respirar melhor e você acaba de se tornar o mais novo parceiro do meio ambiente. 😉


Saiba mais e faça parte
: [button color=”#COLOR_CODE” background=”#467612″ size=”medium” target=”blank” src=”http://www.iquilibrio.com.br/planeta-verde/faca-parte”]planeta Verde[/button]

Add Comment