Google bloqueia acesso aos dados no Facebook

Parece que as duas grandes empresas da Internet atualmente se desentenderam. Falo do Facebook e do Google.

Se antes o Facebook permitia, através do Gmail, a possibilidade de encontrar seus usuários e seus contatos mais facilmente, o Google agora irá bloquear o acesso a esse serviço, impossibilitando que a rede social Facebook permita acesso aos dados dos seus usuários.

Após o bloqueio do serviço no Facebook, os usuários do Gmail, não poderão mais carregar seus contatos e muito menos adicioná-los automaticamente a sua lista de amigos no facebook. Esta atitude surgiu depois do Google bater de frente e acusar o Facebook de se aproveitar errôneamente dos dados dos usuários do Google, mais precisamente os usuários do Gmail.

Os dois gigantes da Internet, no entanto, não têm sido muito elogiados ultimamente no quesito de privacidade. O próprio Google alega que sites como o Facebook, que atualmente contam com mais de 500 milhões de contas de usuário, “Deixam os usuários sem Saída”, ao utilizarem o serviço, como o Gmail, para ganhar novos usuários.

O Google em uma jogada de “bom moço” alegou que esta foi uma atitude para proteger a integridade e os dados dos seus usuários, já outros analistas afirmam que esta foi uma medida em modo de “contra-ataque” ocasionada pela grande rivalidade que vem crescendo entre o Google, o maior site de buscas do mundo, e o Facebook, a maior rede social do mundo.

O conflito entre Facebook e Google é a base da dinâmica do poder na web atualmente. O Google precisa evoluir de uma forma diferente para ganhar força nas redes sociais a nível mundial e ainda não conseguiu fazer isso. Agora imagine se as pessoas passarem a fazer buscas pelo Facebook, se tiverem e-mail no Facebook, se enviarem mensagens instantâneas pelo Facebook, tudo isso irá afetar diretamente alguns serviços do Google.

O Google acusa também o Facebook de não ter uma atitude muito amigável baseada em troca de informações, na medida em que isso impede o acesso do Google, a certos tipos de informações no próprio Facebook. Em comunicado por e-mail, o Google justifica-se dizendo “Decidimos mudar um pouco, para reflectir sobre o fato de nossos usuários muitas vezes não saberem que, quando se importa contatos para sites como o Facebook, eles ficam presos”. E adianta ainda que “Não permetiremos mais que esses sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites”.

Quem ainda não prestou declarações sobre esta decisão foi Marck Zuckerberg, que, com certeza, não deve ter ficado muito contente, pois o serviço do Google era uma fonte rica para ganhar mais usuários ao seu sistema do Facebook.


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *