Google Drive já suporta hospedagem de sites HTML

A mudança que a Google realizou na sua suite de produtividade já previa outras novidades além do armazenamento de arquivos e documentos que o Google Drive proporciona. Aos poucos apareceram diversas novas funcionalidades e que foram melhoradas junto ao serviço de armazenamento, chegando agora em um novo patamar.

A mais recente novidade lançada é que agora existe a possibilidade de hospedar sites no Google Drive e disponibilizá-los para todo o mundo!google_drive_sites_web

Claro que esta novidade não é algo inovador, pois Dropbox já permitia isso há bastante tempo. Mas esta inovação mostra que a Google está de olho no que de mais interessante é feito e reprodizido para o seu Drive.

Assim como no Dropbox a criação de sites no Google Drive é um processo simples, onde podemos utilizar HTML, JavaScript e CSS. Tecnologias mais avançadas como PHP e outras linguagens que são processadas “do lado do servidor” ainda não tê suporte a este serviço.

A novidade foi anunciada no Google+ do Google Drive ontem e está já disponível para todos os usuários do GoogleDrive.

A forma de criarmos sites é, como seria de esperar, relativamente simples e a Google disponibiliza uma informação detalhada de como iniciar sua criação.

O processo implica em apenas 4 simples passos e pode ser feito por qualquer usuário.

  1. Criar uma nova pasta no Drive e partilhem-na como “Public on the web.”

Untitled-12. Fazer o upload  de nossos arquivos HTML, JS e CSS para essa pasta.

3. Abrir o arquivo HTML e logo aparecerá o botão “Preview” na barra de ferramentas.

gdrive_site_web_2
4. Compartilhar a URL que será algo parecido com www.googledrive.com/host/… que estará na janela de preview, deste modo qualquer pessoa poderá ver a nossa página web.

gdrive_site_web_3

Estas instruções estão disponíveis na página da Google e apresentam a forma como podem criar seus sites. Vejam acessando a página deste link. Curiosamente ainda não existe suporte para domínios próprios, mas provavelmente esta será uma melhoria que vamos ver a curto prazo. Talvez este seja o elemento diferenciador do serviço GoogleDrive e seus concorrentes similares.

Mais uma vez a Google acompanha o que de melhor existe em outros serviços e disponibilizando para os seus usuários.

Fica cada vez mais difícil mantermo-nos ligados a serviços similares que, apesar de serem idênticos ao GD, não têm a mesma integração com outros serviços adicionais que a própria Google disponibiliza de forma gratuita. 😉

Site do Projeto  Site: GoogleDrive.com
Fonte: Pplware.com


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *