Governo Federal cria guia de aplicativos móveis

O governo federal criou uma central de aplicativos móveis. Trata-se de um site na Internet onde estão reunidos links para todos os apps móveis desenvolvidos por órgãos governamentais do Brasil. O projeto foi batizado de “Guia de Aplicativos” do Governo Federal e conta atualmente com 29 títulos.

A busca por aplicativos pode ser feita pesquisando pelo órgão, pela plataforma móvel disponível ou por categoria. São ao todo 12 categorias: Cidadania e Justiça; Ciência e Tecnologia; Cultura; Defesa e Segurança; Economia e Emprego; Educação; Esporte; Governo; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde; e Turismo.

Há desde o app “Infraero voos online”, da Infraero, com informações sobre os horários dos voos em 50 aeroportos brasileiros, até o “Calculadora do cidadão“, do Banco Central, que consiste em uma calculadora financeira.

Na categoria “Cidadania e Justiça”, estão listados quatro aplicativos: “Brasil em cidades”, do Ministério das Cidades; “Câmara Notícias”, da Câmara dos Deputados; “Proteja Brasil”, da Secretaria de Direitos Humanos; e “STJ – Consulta Processual”, do Superior Tribunal de Justiça.

Na categoria da área da saúde com o aplicativo “Vacinação em Dia“, temos um companheiro bem conhecido.

Para cada aplicativo são listados os links para seu download nas lojas dos sistemas operacionais para os quais estão disponíveis, como Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

O guia de aplicativos faz parte de uma iniciativa da presidente Dilma cujo objetivo é unificar a identidade visual do governo federal na Internet. O projeto é chamado internamente de “Gabinete Digital” e está sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, em parceria com o Serpro.

 

Add Comment