Intel trabalha em CPU de 48 núcleos para smartphones e tablets

A Intel confirmou que está trabalhando em um processador de singelos 48 núcleos, que acabaria por ser usado em smartphones e tablets, dando-lhes incríveis níveis de desempenho que nunca foram vistos antes.

Um cientista do laboratório interno da Intel associado no projeto de 48 cores, confirmou que eles estavam trabalhando em um “superchip” para a próxima geração de smartphones. Ele também confirmou que o projeto estará disponível ao mercado muito mais cedo do que se pensava.

“Nós vamos ter essa tecnologia de cinco a 10 anos, (o smartphone ou tablet) não terá apenas uma câmera. Provavelmente teriam duas, três ou até mais câmeras que estarão sempre ligadas no dispositivo. Com isso poderá ser possível construir um mapa tridimensional do que ele está olhando no momento e fazer o reconhecimento de objetos inanimados. Você poderia finalmente fazer coisas que levam um poder de processamento maior do que hoje. ” diz o cientista de nome não divulgado.

Um dos fatores principais que impedem o uso desta tecnologia atualemnte é o simples fato de que nenhum software de consumo para usuários finais requer 48 núcleos. Com smartphones ou tables o limite é apenas quatro núcleos, que para o momento atual ainda está muito bem.

Fonte: ComputerWorld

Add Comment