Ultimate magazine theme for WordPress.

Qual Sistema Operacional móvel é mais rentável para o programador?

0 12

- Advertisement -

Há 5 anos atrás ninguém imaginava que o mercado mobile estaria fazendo tanto sucesso como nos dias atuais. Neste espaço de meia década ocorreram fusões, aquisições e muitas parcerias, sem falar de alguns jovens que ficaram milionários da noite para o dia com um simples aplicativo.

Este segmento é quem arrasta o incremento econômico no mundo atual. Mas esta motivação econômica e financeira não é focada só para as grandes empresas que compram e vendem. Acima de tudo, este segmento é muito forte porque nele gravitam milhões de usuários, mais concretamente os programadores, que ganham muito dinheiro com este negócio.

O programador pode, graças às Lojas de aplicativos, produzir e vender seus produtos e fazer dessa a sua profissão. -com empenho e um pouco de sorte este será muito bem remunerado, pois “desemprego” aqui, certamente é um assunto inexistente.

Não saindo do foco principal, qual destas plataformas é a mais rentável para o programador?

Untitled-1

O programador faz sempre esta pergunta: Qual o sistema operacional móvel em que devo apostar? Definir a resposta a esta pergunta é sempre um pouco difícil, mas hoje, vamos ajudar apresentando alguns valores relacionados com as vendas de aplicações nos três principais sistemas operacionais móveis do mercado.

imagem_best_store01_small
A revista Forbes fez uma análise e descobriu, aproximadamente, quanto ganha cada programador, ao criar aplicações para iOS, Android e Windows Phone. Esta pesquisa tomou em conta diversos fatores: número de aplicações disponíveis, o capital investido pelas empresas nos programadores e na quantidade de downloads já feitos nas diversas plataformas do mercado.

O Windows Phone conta com 160 mil aplicações, desenvolvidas por 45 mil programadores. Segundo a Forbes,  aproximadamente 12 milhões de usuários do Windows Phone fizeram o download de 54  aplicações, o que dá um número similar a  650 milhões de downloads no total.

Por sua vez, a Google com Android, diz contar com 150 mil programadores que  ao todo, criaram cerca de 800 mil aplicativos, cujos número de downloads chegam aos 48 bilhões. Os documentos fiscais da Google indicam que, nos últimos 12 meses, investiram US$ 900 milhões nos autores e desenvolvedores destas aplicações.

Já a Apple, conta com 1.25 milhões de aplicações, cujos downloads foram efetuados 50 bilhões de vezes por cerca de 600 milhões de usuários, o que rendeu aproximadamente US$ 5 bilhões aos seus 235 mil programadores de apps no iOS.

Analisando o texto anterior, chegamos aos seguintes resultados:

1

Com base nestes números, o Android é bom para tornar uma aplicação conhecida, mas, ao mesmo tempo, a menos rentável.

2

O iOS é o melhor para ganhar dinheiro e a Microsoft, mesmo desembolsando o maior valor, não tem uma base de usuários tão grande o que diminui a rentabilidade.

3

Este retorno é bem visto por parte dos programadores pois são eles quem dão vida a cada sistema operacional. Sem eles o mercado dos smartphones e dos tablets seria insignificante e por isso é que existe aquela velha máxima: developers, developers, developers, developers, developers, developers….

Podemos concluir que no momento o iOS da Apple, é o mais rentável. Talvez se não houvesse pirataria de apps em outras plataformas o resultado poderia ser um pouco diferente. Além disso, nada impede ao programador que seu app faça um tremendo sucesso em outras plataformas além da Apple, tornando-se muito rentável em outro SO para smartphones e tablets.

Fonte: Pplware

- Advertisement -

Leave A Reply

Your email address will not be published.