Street View também chega ao Amazonas

Foi anunciado pela gigante Google através de uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, onde passou a ser possível, através do Street View, visitar e passear pela Reserva do Rio Negro no Amazonas e outros respectivos rios, florestas e as comunidades locais e a sua cultura. A nova funcionalidade do Street View foi disponibilizada (20/03) o Dia Mundial da Floresta.

Aqui deixo um link onde são há um acervo de imagens em alta resolução e outros vídeos sobre os bastidores deste projeto.

[highlight color=”green”] Visite o Amazonas e a Reserva do Rio Negro com o Street View no Dia Mundial da Floresta [/highlight]

No passado mês de Agosto, alguns membros das equipas do Street View Brasil, dos Estados Unidos e do Google Earth Solidário deslocaram-se, a convite, à bacia do Amazonas para recolherem imagens dos rios, florestas e comunidades da reserva do Rio Negro. Hoje a empresa Google disponibiliza estas imagens no Google Maps através do Street View. A partir de agora, é possível explorar a beleza e a diversidade do estado do Amazonas.

Faça uma viagem de barco pelo Rio Negro e pelos seus afluentes mais pequenos onde a floresta é inundada. Passeie pelos caminhos de Tumbira, a maior comunidade da Reserva ou visite as diferentes regiões e culturas. Neste novo projeto é possível até ver alguns animais da floresta se você procurar com atenção.

Floresta Amazônica

Para quem quiser fazer uma viagem guiada mais rápida pode recorrer ao Google Earth e fazer uma viagem pelo rio, floresta, ou pela comunidade de Tumbira.

Este projeto foi possível através de uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a organização de conservação não governamental local que convidou a Google a visitar a região.

Para este trabalho foram utilizados os triciclos do Street View equipados com uma câmara com lentes fisheye — usadas habitualmente para recolher imagens no interior de lojas – para se obterem as imagens das paisagens naturais bem como das comunidades locais.

No total, foram tiradas mais de 2.000 fotografias para criar mais de 200 imagens panorâmicas imersivas de 360º.

Muitas das regiões do Amazonas, incluindo a Reserva do Rio Negro, estão sob jurisdição do Governo Brasileiro e com acesso restrito do público. Com este projeto, a Google espera que o Street View possa disponibilizar acesso a este local especial do planeta, que de outra forma não seria possível visitar e conhecer.

Em conjunto com a Fundação Amazonas Sustentável, a Google está muito satisfeita em poder ajudar a disponibilizar uma forma a permitir que todos, de investigadores a cientistas e curiosos de todo o mundo, possam conhecer melhor o Amazonas e um pouquinho do nosso Brasil e também como as comunidades locais trabalham para preservarem todo este ecosistema único.

Para acessar diretamente a galeria do Street View basta utilizar o Mapa do Brasil  e arrastar o ícone do Street View para o Rio Negro.

Sistemas Operacionais Fonte: Fundação Amazonas Sustentável


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *