Ubuntu 12.04 Precise Pangolin e suas 7 novas funcionalidades

Sabemos que nos últimos meses a equipe da Canonical responsável pelo Ubuntu tem trabalhado altamente focada para trazer até nós o melhor do Software Livre a disponibilização da versão final do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, que está prevista para ser lançada em 26 de Abril de 2012.

Enquanto a versão final não chega, além da total continuidade aos ciclos de lançamentos e também de modo a obter algum feedback por parte dos usuários, o Ubuntu 12.04 LTS Beta 1 já está disponível e traz algumas novidades muito interessantes.

Atualmente o Ubuntu 12.04 está na versão Beta 1 e são muitas as funcionalidades incorporadas nesta versão. Uma das principais novidades nesta versão é a Incorporação do HUD, ou Head-Up Display,uma alternativa aos menus tradicionais, que permite resolver um conjunto de limitações dos menus atuais.

[notification type=”success”] 7 novas funcionalidades do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin [/notification]

1. Um gostinho de HUD

Como sugerido pela Canonical, a nova interface  Head-Up Display, ou simplesmente HUD, é uma interface que faz sua estréia nesta versão beta. O HUD pode ser acessado pressionando a tecla Alt e digitando uma descrição do que você quer fazer. O sistema operacinal retorna um conjunto de entradas correspondentes, i e com o tempo, esta nova funcionalidade também aprenderá a partir de suas escolhas anteriores para tornar a procura mais rápida e muito mais precisa pelo usuário. Por exemplo, o usuário pode definir o seu estado em alguma rede social, efetuar pesquisas na Internet, invocar funções de uma determinada aplicação, etc. Para saber mais sobre o HUD, veja este vídeo.

2. Ajustes de Unidade
Com suporte do Nautilus quicklist, agora as configurações de sistema e gerenciamento de unidades, mídias e etc, ficarão muito mais amigáveis e acessíveis. Não gerando confusão entre aguns usuários como nas versões anteriores do Ubuntu.

3. Apoio ao Clickpad

O novo Ubuntu 12,04, terá suporte nativo para clickpads, que nada mais são do que trackpads, onde o botão físico do mouse é integrado em sua superfície. A nova versão do Ubuntu terá suporte para os trackpads Magic Apple e também para os novos dispositivos Synaptics.

4. Economia de energia

Para a economia de energia será permitido que os GPUs entrem em um estado de consumo muito baixo de energia quando ocioso. O resultado pode ser um ganho de entre 40% e 60% no consumo de energia.

5. LibreOffice 3.5 e Rhythmbox

Entre os aplicativos que virão por padrão no Ubuntu 12,04 são o recém-atualizado LibreOffice 3.5, e o player padrão Rhythmbox.

6. Melhor suporte a idiomas

Quando os usuários instalar um novo software através da Ubuntu Software Center, Os pacotes de idioma correspondentes de suporte que incluem traduções e módulos de verificação ortográfica serão instalados automaticamente, eliminando a necessidade de instalar suporte a idiomas manualmente.

7. Um novo kernel

Finalmente, a atualização da versão alpha segundo “Precise Pangolin”, esta nova versão beta inclui o kernel 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6 do já estável Kernel Linux.

Abaixo deixo um vídeo para quem quiser saber um pouco mais do Precise Pangolin!

Lembre-se: Por ser uma versão Beta, é aconselhavel que não instale esta versão em um máquina em produção. 😉

Sistemas Operacionais: Ubuntu Linux – Precise Pangolin 12.04 [x86/x64]
Download: Precise Pangolin 12.04 (i386) [702 MB]
Download: Precise Pangolin 12.04 (amd64) [700MB]
Site: Ubuntu.com

Add Comment