Wi-Fi Direct – Sua rede Wireless funcionando como Bluetooth

Comunicação WIFI sem qualquer ponto de acesso.

Há uns tempos atrás, o bluetooh começou a ser a tecnologia escolhida para comunicação entre alguns dispositivos, por exemplo entre celulares. Apesar de muitos considerarem que o Bluetooth é atualmente uma tecnologia já que meio obsoleta, a verdade é que serve perfeitamente para vária situações, é uma tecnologia barata,  e além disso permite emparelhar ou sincronizar dois equipamentos de forma muito fácil.

Uma vez que esta funcionalidade é bem interessante, porque não a adaptamos para as redes wifi?

A Wi-Fi Alliance, grupo responsável por garantir a interoperabilidade entre dispositivos Wi-Fi de diferentes fabricantes, veio anunciar recentemente uma nova tecnologia de comunicação, chamado de Wi-Fi Direct. Esta nova tecnologia,  permitirá que os equipamentos se comuniquem entre si, não existindo mais a necessidade de um hotspot ou ponto de acesso. (ex. roteador Wifi/Wireless / Access Point) pelo meio das comunicações.

<iframe src=”http://player.vimeo.com/video/16158397″ width=”400″ height=”225″ frameborder=”0″></iframe><p><a href=”http://vimeo.com/16158397″>Wi-Fi Direct</a> from <a href=”http://vimeo.com/mashabletech”>Blake Robinson</a> on <a href=”http://vimeo.com”>Vimeo</a>.</p>

Como podemos ver pelo vídeo acima, a tecnologia Wi-Fi Direct poderá ser usada para facilmente transferir fotografias de uma máquina digital para uma impressora, transferir ou sincronizar dados entre um smartphone e um computador, transferir informação entre smartphones, entre muitos outros cenários. As ligações podem ser estabelecidas entre apenas dois equipamentos (one-to-one) ou entre um grupo de dispositivos a operar em modo simultâneo.

O Wi-Fi Direct terá suporte para as normas 802.11b/g/n, permitindo velocidades teóricas na ordem dos 300 Mbps. Além disso, as comunicações poderão usufruir de padrões de segurança que fazem parte do WPA2.

Analisando aquilo que já acontecia no Wifi, onde também era possível ligar equipamentos sem a necessidade de ter um hotspot pelo caminho, a grande vantagem trazida pela tecnologia Wi-Fi Direct é a facilidade de interligação entre equipamentos.

É hora de começar a certificar equipamentos e se possível começar a disponibilizar algumas atualizações de firmware, de forma a conseguir usufruir desta nova tecnologia em nossas placas wifi atuais (…agora veremos se é possível !!!).

Site: Wifi Aliance

Add Comment