WiGig – Padrão WiFi IEEE 802.11ad com velocidades de 7Gbps

Foi anunciado recentemente pela Wireless Gigabit Alliance, uma publicação muito interessante que despertou certo interesse por profissionais da área de tecnologia, principalmente da área de Redes. Dentre as novidades mostradas pela WiGig, a maior de todas foi a inclusão de novas capacidades para Redes Wireless ou simplesmente Wi-Fi em um possível padrão IEEE 802.11, codificado como IEEE 802.11ad que suportará velocidades de transmissão de dados em torno dos 7Gbs.


Mas o que é WiGig ?

Wigig é uma nova tecnologia que estava em fase de desenvolvimento já há alguns anos que nada mais é do que uma nova especificação para hardwares onde utilizará freqüências de 60GHz para transmitir até 7 gigabits de dados por segundo através do ar, (as frequências mais atuais estão entre  2.4GHz e 5GHz utilizadas pelo WiFi). Em outras palavras, um download de 250gb de arquivos em redes WiGig, levaria meros segundos. A técnica para tal velocidade foi denominada de beam-forming que possibilita que as comunicações sejam feitas com esta incrível velocidade.

Um outro recurso muito interessante do WiGig é o suporte a equipamentos áudio-visuais, inclusive com interfaces HDMI e DisplayPort. Em teoria, essa conformidade significa que você pode conectar algum tipo de apetrecho com suporte a Wigig na porta de sua TV HDMI, conectar o computador a ele e transmitir todos os seus vídeos HD em tempo real direto na sua TV. Até mesmo aparelhos celulares se comunicando com outros dispositivos dentro da própria rede Wigig.

Mesmo assim com tantas qualidades, não será uma tecnologia adequada a cobertura de equipamentos em movimento… Nem tão pouco capaz de atravessar certos tipos de paredes ou tetos. Esta tecnologia está mais orientada para ligações Wireless de alta-velocidade dentro de uma mesma sala, assim como as redes Wireless atuais.
Por outro lado, este WiGig (802.11ad) tem já previsão para ser utilizado com suporte a interfaces HDMI, DisplayPort, USB, PCI e muito mais.

A partir do segundo semestre deste ano de 2011, os fabricantes já serão capazes de começar a testar e certificar seus dispositivos para que sejam compatíveis com a especificação 1.1. WiGig IEEE 802.11adDeste modo, tudo indica que sua adoção entre no mercado já no ano que vem (2012). E que venha o novo padrão IEEE 802.11ad! 😉


Rafael Russo

Entre Root e Admin eu fico com Root ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *